ARTIGOS

O REI QUE VENCEU A MORTE




Autor: Anna Gabriela
Data: 20/04/2014

O REI QUE VENCEU A MORTE

 

JESUS RESSUSCITOU. ALELUIA!!

Que dia importante é o dia da Páscoa do Senhor! Em meio a tanto sofrimento por causa da Paixão e Morte de Jesus, vem-nos a alegria e a razão da Cristianismo: o Cristo ressuscitou!

Para nós católicos, a ressurreição do Cristo Jesus nos mostra o início do Cristianismo. Jesus antecipou sua ressurreição e não esperou o dia da glória final, para que pudéssemos consolidar nossa fé. Jesus ressuscitou para que pudéssemos construir nossa Igreja, chamando cada um de nós a buscar a Santidade. Quando Jesus ressuscita,  mostra-nos uma realidade que era invisível aos nossos olhos, e é aberta a porta para Santidade, a porta em que há Esperança para a vida nova.

Jesus poderia ter ressuscitado logo após sua morte, porque Ele é Deus, mas os judeus poderiam pensar que Ele teria fingido sua morte e não creriam na ressurreição, e também cumpriu o que dizia as Escrituras “O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar no terceiro dia” Lucas 24,7.

No terceiro dia, encontrou-se o túmulo vazio.  Segundo o papa Bento XVI, em seu livro “Jesus de Nazaré”, o túmulo vazio não prova a Ressurreição, mas era uma condição provável da Ressurreição de Cristo Jesus, o corpo de Cristo Ressuscitado tinha marcas das Chagas – tinha uma identidade. Jesus vence a morte, era um corpo diferente, porque Ele agora entra numa vida divina, gloriosa, e não retorna à vida humana, é o mesmo corpo, mas é um corpo diferente. Não é o mesmo corpo que nem o de Lázaro, que foi ressuscitado por Jesus. O papa Bento XVI fala que a ressurreição de Lázaro é como se tivesse reanimado o corpo, voltando a vida normalmente. Jesus vence a morte, Jesus entra agora numa vida divina, não é a toa que muitos não o reconhecem nas aparições. As pessoas não conseguiam expressar a dimensão daquilo que viam, que era Jesus ressuscitado, era o mesmo corpo, mas era diferente.

E como Jesus ressuscitou? Com sua própria glória. Cientificamente explica-se: No tempo de Jesus, envolvia os corpos de falecidos em um pano, conhecido como sudário, que envolvia todo o corpo e depois se colocava o corpo no sepulcro (Mt 27,59-60). Após a ressurreição de Jesus, relata-se que Pedro viu o túmulo vazio, constatando ver apenas os lençóis (Lc 24,12). Esses lençóis que envolveram o corpo de Jesus são objeto de estudo, onde se encontrou manchas de Seu sangue e a imagem de Seu corpo.

Compreendendo um pouco da Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, busquemos no dia de hoje, a comunhão, o encontro com Cristo, o corpo de Cristo Ressuscitado na Eucaristia, diante da presença real. Crendo que, no último dia, ressuscitaremos para a glória eterna.

Para quem tem interesse em aprofundar sobre o assunto, recomendo a leitura dos livros:  “Jesus de Nazaré” – Bento XVI e “Legenda Aurea : Vidas de Santos” –Jacopo de Varazze.

A paz do Senhor!

Confira outros artigos de Anna Gabriela

A oração é um dom de humildade

A oração é a resposta de fé a partir do impulso do nosso coração que é elevado pelo Espirito Santo de Deus.  Todos nós recebemos o dom da oração, somos impulsionados pelo Espirito Santo a rezar, mas também é nec...

Saiba mais informações

“O zelo por tua casa me consumirá”

Evangelho (Jo 2,13-22) — O Senhor esteja convosco! — Ele está no meio de nós! — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor!   13Estava próxima a Páscoa do...

Saiba mais informações

PECADO ORIGINAL - Princípio e origem de nossos males

No paraíso de Adão e Eva, destacam-se duas árvores: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal – dado e ordenado pelos dons de Deus. Adão foi submetido a uma prova: "Não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e d...

Saiba mais informações

Tudo é vaidade

  “ Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” Eclesiastes 1,1-2.   No livro de Eclesiastes observamos a busca de Salomão por significado e propósito na vida. ...

Saiba mais informações

CONFIRA AQUI TODOS OS ARTIGOS

INÍCIO
LITURGIA DIÁRIA
HISTÓRIA
FOTOS
COLUNISTAS
VÍDEOS
NOTÍCIAS DA IGREJA
FALE CONOSCO