ARTIGOS

Lançai a Deus as vossas inquietações porque é Ele quem cuida de vós




Autor: Thaynara Melo
Data: 26/08/2016

Em diversos capítulos da Bíblia encontramos Jesus aconselhando os seus seguidores a não andarem inquietos com a vida porque Deus conhece o íntimo de cada um e ampara a todos os seus filhos.

"Não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais do que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis  vós muito mais que elas?" Mt 6, 25-26

A passagem do Evangelho nos faz entender que o verdadeiro sentido da vida está na confiança em Deus. Sabemos que as aves do céu não tem a capacidade de trabalhar para sustentar-se, mas Deus concede a cada uma o alimento necessário para sobreviver. Quanto a nós, seres humanos, Deus atua em nossa liberdade tornando-nos cooperadores do seu Reino. Ele nos chama a caminhar na direção do abandono em Sua divina providência por meio do serviço.

Abandonar-se aos cuidados de Deus e confiar totalmente em sua providência é viver na contramão do mundo. O mundo parece estar cada vez mais preso a um desejo insaciável por coisas vãs e isso reflete no interior de cada homem, pois a sabedoria do mundo nos lança aos vícios e corrupções que roubam a nossa liberdade do céu.

Devemos ter cuidado para não deixar que as preocupações exageradas nos atentem ao ponto de tirar a paz e a felicidade do coração, pois um coração perturbado dá espaço para que o desespero reine no lugar da esperança e uma pessoa sem esperança perde o amor pela vida. Sejamos vigilantes, pois um homem sábio está sempre alerta e nos dias de tentação, se resguarda do pecado. Eclo 18, 27

Viver preocupado excessivamente é uma ocasião de queda que pode nos levar a incertezas e falta de confiança em Deus. Não podemos apoiar a nossa vida nas coisas do mundo, porque se fizermos da carne o nosso suporte estaremos nos distanciando dos caminhos retos do Senhor. "Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor." Jeremias 17, 7

É necessário olhar para dentro de nós e reconhecer quais são as áreas da nossa vida que precisam de restauração, refletir quais são as nossas prioridades e ofertar tudo em oração, pois assim nos ensina Santo Afonso Maria de Ligório quando diz que todo o bem resulta da oração: "É preciso que nos convençamos de que da oração depende todo o nosso bem. Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer das tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna."

Diante dos obstáculos que o mundo impõe, Jesus nos pede coragem através da oração. Deste modo, perseverando em oração não desanimaremos com facilidade.

Assim seja!

 

 

Confira outros artigos de Thaynara Melo

Sereis felizes (para sempre) por servir

Sereis felizes (para sempre) por servir Muitas são as graças concedidas por Deus ao seu povo, a começar pela nossa vida, que antes mesmo do nosso nascimento, Deus já nos conhecia e nos amava muito. É Ele quem sonda os nossos corações e fixa em nosso ...

Saiba mais informações

Sendo rico, fez-se pobre!

Diante das situações frágeis que enfrentamos em razão da dureza do coração de tantos homens, como podemos encontrar luz para nossa alma? De que modo conservaremos a paz de Deus em nosso interior? E o zelo pelo nosso testemunho, o que será deste? Num ...

Saiba mais informações

CONFIRA AQUI TODOS OS ARTIGOS

INÍCIO
LITURGIA DIÁRIA
HISTÓRIA
FOTOS
COLUNISTAS
VÍDEOS
NOTÍCIAS DA IGREJA
FALE CONOSCO