ARTIGOS

Lançai a Deus as vossas inquietações porque é Ele quem cuida de vós




Autor: Thaynara Melo
Data: 26/08/2016

Em diversos capítulos da Bíblia encontramos Jesus aconselhando os seus seguidores a não andarem inquietos com a vida porque Deus conhece o íntimo de cada um e ampara a todos os seus filhos.

"Não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais do que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis  vós muito mais que elas?" Mt 6, 25-26

A passagem do Evangelho nos faz entender que o verdadeiro sentido da vida está na confiança em Deus. Sabemos que as aves do céu não tem a capacidade de trabalhar para sustentar-se, mas Deus concede a cada uma o alimento necessário para sobreviver. Quanto a nós, seres humanos, Deus atua em nossa liberdade tornando-nos cooperadores do seu Reino. Ele nos chama a caminhar na direção do abandono em Sua divina providência por meio do serviço.

Abandonar-se aos cuidados de Deus e confiar totalmente em sua providência é viver na contramão do mundo. O mundo parece estar cada vez mais preso a um desejo insaciável por coisas vãs e isso reflete no interior de cada homem, pois a sabedoria do mundo nos lança aos vícios e corrupções que roubam a nossa liberdade do céu.

Devemos ter cuidado para não deixar que as preocupações exageradas nos atentem ao ponto de tirar a paz e a felicidade do coração, pois um coração perturbado dá espaço para que o desespero reine no lugar da esperança e uma pessoa sem esperança perde o amor pela vida. Sejamos vigilantes, pois um homem sábio está sempre alerta e nos dias de tentação, se resguarda do pecado. Eclo 18, 27

Viver preocupado excessivamente é uma ocasião de queda que pode nos levar a incertezas e falta de confiança em Deus. Não podemos apoiar a nossa vida nas coisas do mundo, porque se fizermos da carne o nosso suporte estaremos nos distanciando dos caminhos retos do Senhor. "Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor." Jeremias 17, 7

É necessário olhar para dentro de nós e reconhecer quais são as áreas da nossa vida que precisam de restauração, refletir quais são as nossas prioridades e ofertar tudo em oração, pois assim nos ensina Santo Afonso Maria de Ligório quando diz que todo o bem resulta da oração: "É preciso que nos convençamos de que da oração depende todo o nosso bem. Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer das tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna."

Diante dos obstáculos que o mundo impõe, Jesus nos pede coragem através da oração. Deste modo, perseverando em oração não desanimaremos com facilidade.

Assim seja!

 

 

Confira outros artigos de Thaynara Melo

Sendo rico, fez-se pobre!

Diante das situações frágeis que enfrentamos em razão da dureza do coração de tantos homens, como podemos encontrar luz para nossa alma? De que modo conservaremos a paz de Deus em nosso interior? E o zelo pelo nosso testemunho, o que será deste? Num ...

Saiba mais informações

Sereis felizes (para sempre) por servir

Sereis felizes (para sempre) por servir Muitas são as graças concedidas por Deus ao seu povo, a começar pela nossa vida, que antes mesmo do nosso nascimento, Deus já nos conhecia e nos amava muito. É Ele quem sonda os nossos corações e fixa em nosso ...

Saiba mais informações

CONFIRA AQUI TODOS OS ARTIGOS

INÍCIO
LITURGIA DIÁRIA
HISTÓRIA
FOTOS
COLUNISTAS
VÍDEOS
NOTÍCIAS DA IGREJA
FALE CONOSCO