ARTIGOS

Compreendendo a Bíblia




Autor: Anna Gabriela
Data: 08/02/2014

A Bíblia é o livro mais vendido no mundo inteiro, mas poucos a conhecem e leem corretamente, e eu quero que vocês passem a entendê-la e a conhecer sua história.

O que significa a palavra “Bíblia”? A palavra “bíblia” não foi traduzida para o português, encontra-se no plural do grego, que significa “livros”, então a bíblia é um conjunto de livros. Esses livros são chamados de sagrados, pois foram escritos por inspiração divina.

Como a Bíblia Católica é dividida? Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Como o Antigo Testamento está subdividido? Está dividido em quatro partes.

  1. Pentateuco ou Tora: Penta: cinco/Teuco: rolo (é uma palavra grega). Contem os 5 primeiros livros da bíblia (Gn, Ex, Lv, Nm, Dt).
  2. Livros Históricos: são 16 livros - que narram a historia de Israel. (Js, Jz, Rt, 1Sm, 2Sm, 1 Rs, 2 Rs, 1Cr, 2Cr, Esd, Ne, Tb, Jt, Est, 1Mc, 2Mc)
  3. Livros Sapienciais: vem do latim Sapientia = sabedoria. Esses livros constituem um conjunto que traz a sabedoria popular de Israel. (Jó, Sl, Pr, Ecl, Ct, Sb, Eclo)
  4. Livros Proféticos: são 18 escritos. Recebem nomes de profetas: Isaias, Jeremias, Amós, etc. com exceção do livro das Lamentações (Is, Jr, Lm, Br, Ez, Dn, Os, Jl, Am, Ab, Jn, Mq, Na, Hab, Sf, Ag, Zc, Ml).

Como o Novo Testamento esta subdividido? O Novo Testamento contém 27 escritos e subdivide-se em:

  1. Evangelhos: Mt, Mc, Lc e Jo. “Evangelho” é uma palavra evangelho vem do grego que significa ‘boa nova’ ou ‘boa noticia’. Narram os atos e sinais de Jesus. Os evangelhos podem ser divididos em dois grupos: os evangelhos sinóticos: Mt, Mc, Lc, e o Evangelho de João. A palavra “sinótico” vem do grego e quer dizer “visão conjunta”, os três primeiros evangelhos têm uma grande relação na sua composição, têm fontes comuns, já o de João tem uma fonte independente.
  2. Atos dos apóstolos: Fazia parte de um conjunto maior junto com o evangelho de Lucas, chamado Obra Lucana, inicialmente era o mesmo livro, mas com o passar do tempo foi dividido em dois.
  3. Escritos Paulinos: são escritos de Paulo e dos seus discípulos: em um conjunto de 13 livros (Rm, 1Cor, 2 Cor, Gl, Ef, Fl, Cl, 1Ts, 2Ts, 1Tm, 2Tm, Tt, Fm)
  4. Cartas aos Hebreus (Hb)
  5. Epistolas Católicas ou Cartas Católicas: é importante frisar aqui que a palavra Católica não foi traduzida para o português e significa universal, a Igreja recebeu esse nome no ao 100 d.C., e foi dado por Santo Inácio de Antioquia. E essas cartas são (Tg, 1Pd, 2Pd, 1Jo, 2Jo, 3 Jo, Jd)
  6. Livro do Apocalipse (Ap): em grego, significa revelação. Este é um livro complexo, muitas pessoas acham que este livro narra o fim o mundo = leitura distorcida. A mensagem do apocalipse é de esperança e perseverança, não é de medo, caos e destruição.

* Esta subdivisão do Antigo Testamento e Novo Testamento encontra-se no Youcat parágrafo 16.

Em que língua a Bíblia foi escrita? O Antigo Testamento tem como língua predominante o Hebraico, mas existem 7 livros escritos inteiros em grego: Tobias, Judite 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiatico e Baruc.  Alguns foram escritos em hebraico, mas contém partes em grego são eles: Ester e Daniel. E alguns foram escritos em hebraico, mas contém partes em aramaico: Esdras, Jeremias e Daniel. Já o Novo Testamento foi todo escrito em grego.

Qual diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante? A Bíblia Católica contém 73 livros, e a Protestante, 66. Livros que faltam na Protestante: Judite, Tobias 1e 2, Macabeus, Sabedoria, Eclesiastico e Baruc. Praticamente é a única diferença. E também faltam algumas partes do livro de Ester e do livro de Daniel que foram escritas em grego.

A Bíblia foi escrita dentro de um contexto, e você tem que entender a época em que se narram os fatos. A leitura tem que ser feita de acordo com o contexto literário. Não se pode pegar uma parte de bíblia e interpretar sozinha, sem observar o contexto e o livro como o todo.

Dicas para ler a bíblia:

  1. Pedir a Deus a ação o Espírito Santo.
  2. Ler a introdução de cada livro bíblico para você entender o contexto.
  3. Leia o texto, silencie e escute o que Deus quer te falar e reze em cima daquilo que mais te chamou atenção.

Essa leitura é muito pessoal, é importante que você faça essa leitura para você mesmo e diariamente, esse é o desejo de Jesus.

Se você está iniciando a leitura da Bíblia agora, comece a ler pelos Evangelhos. É interessante que você procure um curso bíblico ou um aconselhamento com pessoas de sua paróquia ou comunidade.

Bom, espero que esse texto tenha te ajudado no processo de compreensão deste livro tão maravilhoso e te ajude a ter sede cada vez mais da palavra de Deus.

Confira outros artigos de Anna Gabriela

A oração é um dom de humildade

A oração é a resposta de fé a partir do impulso do nosso coração que é elevado pelo Espirito Santo de Deus.  Todos nós recebemos o dom da oração, somos impulsionados pelo Espirito Santo a rezar, mas também é nec...

Saiba mais informações

O REI QUE VENCEU A MORTE

O REI QUE VENCEU A MORTE   JESUS RESSUSCITOU. ALELUIA!! Que dia importante é o dia da Páscoa do Senhor! Em meio a tanto sofrimento por causa da Paixão e Morte de Jesus, vem-nos a alegria e a razão da Cristianismo: o Cristo ressuscitou! Para nós cató...

Saiba mais informações

Tudo é vaidade

  “ Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” Eclesiastes 1,1-2.   No livro de Eclesiastes observamos a busca de Salomão por significado e propósito na vida. ...

Saiba mais informações

“O zelo por tua casa me consumirá”

Evangelho (Jo 2,13-22) — O Senhor esteja convosco! — Ele está no meio de nós! — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor!   13Estava próxima a Páscoa do...

Saiba mais informações

CONFIRA AQUI TODOS OS ARTIGOS

INÍCIO
LITURGIA DIÁRIA
HISTÓRIA
FOTOS
COLUNISTAS
VÍDEOS
NOTÍCIAS DA IGREJA
FALE CONOSCO